34 comentários em “O que dar e o que NÃO dar de presente para um padre

  1. Gostei do texto, não só pelas sugestões mas também para lembrar aos demais que aqueles que têm vida consagrada (ex: padre) também “são gente”. Porque cargasd d’àgua não gostariam de ganhar bons presentes?!

  2. Pingback: Os 10 posts de 2011 #Sentinelanoescuro « Sentinela no escuro

  3. Vinícius Farias, você é muito bom para escrever seus textos, parabéns! Eu li esse aqui e não me contive, tive que elogiar.
    Tenho lido muita coisa boa nesse site, e admiro sua inteligência!

  4. Vinícius, parabéns… ótimo texto!
    Era o que eu precisava para me decidir…
    Virei fã do teu blog.
    Fique com Deus!

  5. Amei o site, me diverti muito , quase cometi o deslise hoje de manhã e cai direto no sinal vermelho, felizmente o “Santo” do Padre é muito bom e me segurou. Vou partir para um bom vinho do porto , obrigada pelas sugestões.

  6. eu acho que devemos sim darcoisas religiosas porque padre sao religioso ne mas essa dicas sao muito exagerado pois quase nada disso devese dar para um padre

    • eu tambem aCHO BOM ALESSANDRA DAR COISAS RELIGIOSAS PARA O PADRE MAS SO Q ELE JA TEM MUITAS COISAS RELIGIOSAS NAO ACHA E BOM DAR OUTRAS COISAS COM NECESSARIOS PARA ELE OK BJS PARA TD MUNDO

    • Pode até dar, mas tenha quase a absoluta certeza de que ele não vai usar o seu terço lindo, a sua bíblia colorida ou pendurar aquele quadro maravilhoso de N. S. Desatadora dos Nós, porque gosto é algo muito particular.

  7. Foi oportuno, neste momento vou comprar um presente para dar para um padre muito querido e amado por Deus, por mim, pela comunidade, pelos paroquianos e também por quem tem o privilégio de conhecer-lo.

  8. amei a matéria, entrei justamente à procura de sugestões, e foram muito valiosas para mim. Obrigada.

  9. OI VINICIUS. EU TENHO UM AMIGO PADRE QUE UM DIA ELE RECLAMOU QUE PADRE TAMBEM ERA GENTE PRECISAVA DE SANDALIA, CUECA, LENÇO, CINTO, SAPATO…. ISSO É ENGRAÇADO PORQUE ACHO QUE SOMOS MEIO TIMIDOS PARA ESSAS COISAS INTMAS MAIS É BOM SABER DO GOSTO DELES…

    • Também acho. Rsrs. O blog eh ótimo, mais eu q ainda serei padre, amaria de coração ganhar perfumes, cuecas, meias, batinas.

      • Acho que mais do que presentes, não que não seja válido e eu adoro presentear meu pároco, o que eles gostam de ganhar é nossa atenção, nossa oração, nosso carinho, como eu costumo dizer é o #tamujunto e também dar pequenos mimos fora de época, como um chocolate, por exemplo.

  10. Como padre, tenho de concordar que é verdade… Queria que todos os meus paroquianos soubessem disso… Aff ninguem merece ganhar terço em meu aniversário. E pior ainda é quando nos dão toalhas, com nossos nomes bordados…

  11. Boa Noite, Vinicius! Estou pra casar e como também é o último ano do Padre em nossa paróquia, estava em dúvidas do que da ao padre de lembrança. Fui fazer pesquisas e achei o seu texto e gostei muito. Como esse texto já está aqui por um bom tempo, e mesmo assim me ajudou bastante. Caso vc tenha alguma outra coisa para o sinal verde, compartilha estou precisando muito.
    Obrigada!
    Que o Senhor Jesus te abençoe!
    Maria.

  12. Maria Estela, concordo o padre precisa de muita coisa, mas é difícil acertar sem perguntar ou sondar… então acho que dinheiro é a melhor opção, ele compra o que ele precisa do jeito que ele gosta, ou sai pra comer fora no lugar que ele preferir…

  13. Boas.
    Tudo muito lindo, mas ainda fiquei sem saber o que uma paróquia pode oferecer na despedida de um padre.
    Visto que tem boa roupa bom vinho todas as outras coisas religiosas….. ect,ect…
    Até mesmo dinheiro, se é que isso seja muito importante….
    Nem mesmo um simples jantar.
    Assim sendo estou receptivo a todas as opções, claro, tirando as roupas, relógios, cadernos, perfumes, coisas religiosas, jantares, cd,s, dinheiro……
    Que mais se pode oferecer?.

  14. Bem legal a chamada, mas o padre da paroquia que pertenço gosta ate quando recebe em especie. Sim pois assim ele faz o que deseja, ate mesmo chega a comprar peças de material de obra kkkkkkk e ele mesmo compra o que precisa, Ate porque ele nao se apaga a nada … chega da tristeza mesmo… kkkkkkkkk

  15. Prezado Vinícius, parabéns pelo post!
    Tendo quase 12 anos de padre, quero colaborar humildemente com suas observações muito oportunas:
    1. No caso de paramentos e vestes sagradas, além de normalmente as igrejas possuírem, o uso feito pelos padres tem muito a ver com gosto pessoal. Exemplo, dar uma alva com renda para um padre mais chegado à TL ou uma “túnica morcego” para um padre mais tradicional é uma gafe tremenda. Nesses casos, convém saber de que artigo o padre precisa e qual modelo, formato, cor ele gosta de usar ou está precisando.
    2. Sobre batinas, logicamente elas são um excelente presente! Porém: a) o padre costuma usar? O fato de presentear não é suficiente para convencê-lo da necessidade e da importância do uso; b) normalmente, boas batinas são caras, e o presente pode se tornar causa de escândalo para os desinformados. Creio que de fato deva se oferecer “a Deus” (cuidado com o argumento!) o melhor, mas, muitas vezes, um investimento de R$ 2.000,00 ou mais pode ser excessivamente pesado para uma comunidade mais humilde em termos de posses. Além disso, normalmente as batinas são feitas sob medida. Nesse caso, o melhor a ser feito é conversar com o padre e levá-lo a um atelier sacro para orçar e/ou encomendar a batina (OBS.: para a maioria das pessoas, “batina” é a “roupa branca da missa”. Refiro-me aqui à batina negra, a veste diária do sacerdote, e não a túnicas e/ou similares).
    3. Sobre cruzes, cordões, imagens: exceto se o próprio padre tiver mencionado seu interesse, não são coisas úteis no geral, primeiro porque santos de devoção são uma questão muito pessoal, e depois porque, oficialmente, o padre não está autorizado a usar cruzes sobre a batina ou a camisa clerical, por exemplo. Além do fato de, normalmente, os padres não saírem por aí portando cruzes no peito (não é uma crítica, é uma observação. Eu mesmo uso minha Medalha de São Bento sob a camisa).
    4. Outros presentes, de caráter mais pessoal, são muito bem vindos, especialmente se necessários realmente. Contudo, CUIDADO COM OS PRESENTES! Não ponham em risco a nossa santidade, iludindo-nos com a ideia de que somos mais amados que o próprio Deus ou prejudicando nossa “renúncia a tudo” para seguir o Mestre. Um relógio, se necessário, é bom, mas um padre não precisa de um ROLEX, o que pode ser motivo de escândalo! Uma boa caneta ajuda bastante, mas uma MONT BLANC pode não ser o melhor testemunho da vida simples que um padre deve levar… tênis esportivos ajudam, mas não precisa ser o último modelo da NIKE ou da ASICS, nem precisamos absolutamente dos últimos modelos do SAMSUNG “S alguma coisa” ou do IPHONE…
    5. Por último, vale ainda avaliar a questão do gênero de vida do padre: um padre diocesano não faz voto de pobreza, mas se compromete a ter uma vida coerente com a missão que assumiu. Portanto, pode ter bens temporais em seu nome, ainda que se espere discrição. Já um religioso – Carmelita, Beneditino, Franciscano – faz voto de pobreza, não podendo possuir bens. Logicamente não me refiro aqui a bens particulares (canetas, relógios, celulares), mas a outros (imóveis, carros, etc). No entanto, saber o gênero de vida do padre ajuda muito. Se der uma caixa de chocolate a um padre religioso, convém que seja uma caixa maior, afinal ele mora em comunidade e pode dividir com seus confrades. Já um diocesano, que normalmente vive só, é até bom que não seja muito grande (a menos que venha acompanhado do kit esportivo rsrs). O que um religioso faria com uma televisão, se existe sala comum de TV nos conventos e comunidades religiosas? E assim por diante.
    Desculpem o longo comentário e espero que seja de ajuda. É a visão dos presentes de padre por um padre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s