2 comentários em “Notícias que você nunca lerá num jornal

  1. Quando falam que o brasileiro lê tantos livros por ano, tem uns dois ou trÊs que estão descansando os olhinhos, pois eu leio pelo menos dois POR MÊS! Gosto demais de ler e gostaria muito de ter uma biblioteca circulante aqui perto (Perdizes). Se os malandros soubessem como é bom ler, dariam traço para os BBBs da vida …

  2. Sobre os cegos, se o Brasil tivesse aprendido com D. Pedro II teríamos, talvez, uma das mais bem aparelhadas nações em se falando de educação para cegos. Afinal, se o ano de 1854 foi o marco da implantação do Sistema Braille na França – A Instituição Real dos Jovens Cegos, onde o Sistema Braille foi concebido e aperfeiçoado, demorou 25 anos a aceitá-lo de maneira definitiva, na mesma França – também o foi no Brasil, pois, a data de 1854 pode ser considerada como o ponto de partida da difusão do Sistema Braille fora da França. Nesse ano foi levada a cabo, na Instituição Real dos Jovens Cegos, a impressão de um método de leitura em língua portuguesa, registado no Museu Valentin Haüy com o nº 1439.
    Acontece que um rapaz cego, José Álvares de Azevedo, regressou ao Brasil depois de ter estudado durante seis anos em Paris. O Dr. Xavier Sigaud, médico francês que esteve ao serviço da corte imperial brasileira e pai de uma filha cega, Adélia Sigaud, conheceu-o e apresentou-o ao Imperador D. Pedro II, conseguindo despertar o seu interesse para a possibilidade de educar os cegos. O Dr. Xavier Sigaud foi o primeiro diretor do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant, inaugurado no Rio de Janeiro em 17 de Setembro de 1854.
    A maior injustiça que o Brasil cometeu em sua história foi desdenhar Pedro II, um ser inteligente, dinâmico e crente na evolução humana e sua predisposição a inventar e criar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s