7 comentários em “Recomendações para quem quer montar uma biblioteca em casa

  1. Bem legal. Aos pouquinhos, venho tentando construir uma biblioteca. Meu problema no momento é prateleira, rs.

    Tenho algo em torno de 250 livros e dá pra perceber claramente que há uma linha, que se formou naturalmente: livros de história, especialmente medieval e guerras; livros de jornalismo (poucos, só os estritamente necessários, porque os acho terrivelmente chatos); livros de religião (60% Quadrante, e mais alguns outros); livros sobre arte em geral e literatura. Na parte de literatura, tenho um gosto meio juvenil, rs. Não sou muito chegado a clássicos: acho muito monótonos (exceção para Os Miseráveis, mas não sei se ele pode ser considerado clássico). O grande destaque nas minhas prateleiras é C. S. Lewis.

    Hoje tenho uns 40 livros não lidos. Vou tentando ler aos poucos. Percebi que alguns deles foramcomprados por impulso e hoje não me atraem tanto. Mas já que estão comprados…

    Eu mesmo montei um banco de dados, primeiro no Access, depois no software equivalente do Mac para ter um controle dos livros. Não faço um catálogo estilo biblioteca (com códigos de localização, etc, até porque só tenho uma estante e não tenho o menor conhecimento sobre isso. Mas ter o controle (e, acima de tudo, saber quais estão emprestados e com quem) é muito útil.

    E valeu pelas dicas!

    Moisés (@domonte)

  2. Gosto muito dos livros da Quadrante. Você sabe que no Centro do Opus Dei aqui em Brasília eles vendem vários, Moisés?

    Para a organização dos seus livros você adotou algum sistema de classificação (para a localização física dos livros)?

    • Sim, frequento o centro de vez em quando. Até já assinei o Círculo do Livro deles, mas parei porque não conseguia acompanhar. Futuramente, retomarei.

      Não adotei nenhum sistema de classificação, por duas razões: não sei como fazê-lo e só tenho uma estante (ainda que abarrotada).

  3. tenho oito prateleiras cheias de livros e gostei da dicas para catalogar os mesmos.

  4. Pingback: Os 10 posts mais legais do ano « Sentinela no escuro

Deixe um comentário

