Tenho acompanhado o movimento que surgiu por esses tempos na internet chamado #QuemDisse. É um movimento lançado por meio do Tumblr que ganhou as redes sociais e hoje está na boca de muita gente. Trata de pegar um fato tido como verdade universal e desmascará-lo por meio de algo que prove a contradição com o que é amplamente difundido. Peguei alguns temas muito comuns referentes à Igreja Católica (de ateus, protestantes, desobedientes, etc), resolvi colocar a boca no trombone e perguntar: “Quem disse?”
Quem disse que os fieis podem molhar o corpo no Sangue de Cristo, quem disse?
“Não se permita ao comungante molhar por si mesmo a hóstia no cálice, nem receber na mão a hóstia molhada. No que se refere à hóstia que se deve molhar, esta deve ser de matéria válida e estar consagrada; estando absolutamente proibido o uso de pão não consagrado ou de outra matéria”. (Redemptionis Sacramentum, n. 104)
Quem disse que latim é uma língua do passado e já não se usa na liturgia católica, quem disse?
“Deve conservar-se o uso do latim nos ritos latinos, salvo o direito particular”. (Sacrosanctum Concilium, n. 36)
Quem disse que a Igreja foi conivente com a pedofilia, quem disse?
“O enigma do Papa Bento é que ele é atacado exatamente por fatos que lhe dão razão. Nos anos em que todos, dentro e fora da Igreja, estavam cegos diante do escândalo da pedofilia, Joseph Ratzinger foi o único dirigente da Igreja de alto nível a ver longe, a compreender a gravidade do escândalo e a impor contra medidas eficazes. E hoje, quando tantos lhe atiram pedras, ele é quem de novo ensina à Igreja que não basta remeter tudo à justiça terrena, porque o próprio da Igreja é a ordem da graça, que vai além da lei, e significa fazer penitência, reconhecer em que se errou, abrir-se ao perdão, deixar-se transformar”. Não há lembrança de nenhum outro Papa que, na idade moderna, tenha posto uma Igreja nacional inteira em estado de penitência pública pelos pecados de seus filhos, como fez Bento XVI com a Igreja da Irlanda”. (Sandro Magister, O Enigma Bento. Promemoria para quem invoca um novo Concilio, 23 de Abril, de 2010).
Quem disse que abortista pode fazer leitura na missa, quem disse?
“O fiel leigo que é chamado para prestar uma ajuda nas Celebrações litúrgicas e deve estar devidamente preparado e ser recomendado por seu vida cristã, fé, costumes e sua fidelidade para o Magistério da Igreja. Convém que haja recebido a formação litúrgica correspondente a sua idade, condição, gênero de vida e cultura religiosa. Não se eleja a nenhum cuja designação possa suscitar o escândalo dos fiéis”. (Redemptionis Sacramentum, n. 46)
Quem disse que padre não deve mais usar batina, quem disse?
“Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais”. (Can. 284)
Quem disse que a Igreja é contra os homossexuais, quem disse?
“A pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, não pode definir-se cabalmente por uma simples e redutiva referência à sua orientação sexual. Toda e qualquer pessoa que vive sobre a face da terra conhece problemas e dificuldades pessoais, mas possui também oportunidades de crescimento, recursos, talentos e dons próprios. A Igreja oferece ao atendimento da pessoa humana aquele contexto de que hoje se sente a exigência extrema, e o faz exatamente quando se recusa a considerar a pessoa meramente como um ‘heterossexual’ ou um ‘homossexual’, sublinhando que todos têm uma mesma identidade fundamental: ser criatura e, pela graça, filho de Deus, herdeiro da vida eterna”. (Carta aos bispos sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais)
Quem disse que a Igreja é contra o uso de Células-tronco?
A este respeito, gostaria de manifestar o apreço da Santa Sé pelo trabalho desempenhado por várias instituições a fim de promover iniciativas de carácter cultural e formativo de apoio à investigação de alto nível sobre as células estaminais (=células-tronco) adultas e estudar as implicações culturais, éticas e antropológicas relativas ao seu uso” (Discurso de Bento XVI aos participantes do Congresso Internacional sobre Células Estaminais).
Quem disse que a missa tridentina está abolida, quem disse?
“Quanto ao uso do Missal de 1962, como Forma extraordinária da Liturgia da Missa, quero chamar a atenção para o facto de que este Missal nunca foi juridicamente ab-rogado e, consequentemente, em princípio sempre continuou permitido”. (Motu Proprio Summorum Pontificum)
Quem disse que o catolicismo não atrai jovens, quem disse?
“No terceiro dia de viagem à Espanha para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa reuniu quase dois milhões de pessoas em uma vigília em Madri. […] Apesar da chuva, o encontro deste sábado, com quase dois milhões de pessoas, foi um sopro de vida para Bento XVI e a Igreja”. (Jornal Nacional, 20 de agosto de 2011)
Quem disse que a Igreja não ajuda os pobres, quem disse?
“Bento XVI ofereceu mais de R$ 7 milhões para ajudar as pessoas atingidas por situações de emergência em todo o mundo em 2011. As ajudas foram repassadas por meio do Pontifício Conselho ‘Cor Unum’, organismo de caridade da Santa Sé”. (Jornal A12, 4 de Janeiro de 2012)
Quem disse que a Igreja é contra a ciência, quem disse?
“O cientista italiano Galileu Galilei recebeu hoje a primeira homenagem da Igreja Católica em 445 anos com uma missa solene em sua memória na qual estiveram presentes cientistas e astrônomos de todo o mundo, informou a imprensa italiana. […] Bertone ressaltou que, atualmente, emerge uma nova fronteira de cientistas que, em cima do legado de Galileu, não renunciam nem à razão nem à fé, o que, de fato, revaloriza ambas em sua ‘própria reciprocidade'”. (Abril.com, fevereiro de 2009)
Quem disse que os católicos devem rechaçar os ricos e poderosos para defender os pobres, quem disse?
“O erro capital na questão presente é crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado. Isto é uma aberração tal, que é necessário colocar a verdade numa doutrina contrariamente oposta, porque, assim como no corpo humano os membros, apesar da sua diversidade, se adaptam maravilhosamente uns aos outros, de modo que formam um todo exactamente proporcionado e que se poderá chamar simétrico, assim também, na sociedade, as duas classes estão destinadas pela natureza a unirem-se harmoniosamente e a conservarem-se mutuamente em perfeito equilíbrio. Elas têm imperiosa necessidade uma da outra: não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital”. (Rerum Novarum, n. 9)
Quem disse que Bento XVI apoiava o nazismo, quem disse?
“Para mim, que vivi e sofri durante os dias tenebrosos do regime nazista na Alemanha, é profundamente comovedor estar aqui convosco nesta ocasião, e recordar todos os vossos concidadãos que sacrificaram a própria vida, resistindo corajosamente às forças daquela ideologia maligna”. (Bento XVI. Homilia de Beatificação do Cardeal John Henry Newman)
Quem disse que Pio XII era o papa de Hitler, quem disse?
“Quando aconteceu a revolução na Alemanha, olhei com confiança as universidades, pois sabia que sempre se orgulharam de sua devoção por causa da verdade. Mas as universidades foram amordaçadas. Então, confiei nos grandes editores dos diários que proclamavam seu amor pela liberdade. Mas, do mesmo modo que as universidades, também eles tiveram que se calar, sufocados em poucas semanas. Somente a Igreja permaneceu firme, em pé, para fechar o caminho às campanhas de Hitler que pretendiam suprimir a verdade. Antes eu nunca havia experimentado um interesse particular pela Igreja, mas agora sinto por ela um grande afeto e admiração, porque a Igreja foi a única que teve a valentia e a constância para defender a verdade intelectual e a liberdade moral.” (Albert Eintein, TIME, em 23 de dezembro de 1940)
Quem disse que os católicos não leem a bíblia, quem disse?
“Debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja”. (Const. dogmática Dei Verbum, n. 25)
Quem disse que a missa é lugar de bater palmas, quem disse?
“Em respeito destes Divinos Mistérios que estamos celebrando em comunhão com Sua Santidade o Papa Bento XVI, recolhamo-nos em silêncio orante. Portanto, não se aplauda mais, nem sequer durante a homilia, e não se usem bandeiras, nem cartazes.” (Instrução aos fiéis durante a Santa missa presidida por sua Santidade o Papa Bento XVI em visita pastoral a Aquileia e Veneza).
Quem disse que Jesus fundou mais de uma Igreja, quem disse?
“E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).
Quem disse que os católicos idolatram Maria, quem disse?
É devido o culto de latria, isto é, de adoração reservado só a Deus quer durante a celebração eucarística quer fora dela. De facto, a Igreja conserva com a maior diligência as Hóstias consagradas, leva-as aos enfermos e às pessoas impossibilitadas de participar na Santa Missa, apresenta-as à solene adoração dos fiéis, leva-as em procissão e convida à visita frequente e à adoração do Santíssimo Sacramento conservado no tabernáculo. (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n.283)
Quem disse que a Igreja não se adaptou à modernidade, quem disse?
“A cyberteologia, portanto, pode ser considerada como a inteligência da fé no tempo da rede, isto é, a reflexão sobre o pensamento da fé à luz da lógica da rede. Me refiro à reflexão que nasce da pergunta sobre o modo no qual a lógica da rede, com as suas potentes metáforas que trabalham sobre o imaginário e também sobre a inteligência, possa modelar a escuta e a leitura da Bíblia, o modo de compreender a Igreja e a comunhão eclesiástica, a Revelação, a liturgia, os sacramentos: os temas clássicos da teologia. Por exemplo, entre tantos, pode ser mais claro: como muda a busca de Deus nos tempos dos motores de busca?” (Padre Antonio Spadaro, Jesuíta, consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais)
Quem disse que só se deve fazer Jejum na sexta-feira santa, quem disse?
Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias). (Catecismo da Igreja Católica, §1438)
E vocês, têm algum outra mentira a respeito da fé católica que merece ser desmascarado por um “Quem disse?”?