Sobre o autor

Meu nome é Vinícius, nasci e atualmente moro no Distrito Federal e sou formado em Biblioteconomia.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, mande um e-mail:

vinnnie@hotmail.com

Às ordens!

Por que fazer um blog?

Sempre tive vontade de fazer um blog. Confesso que esta não é a primeira vez que tento e espero que desta vez eu tenha ânimo e tempo para conduzir este projeto.

O objetivo deste blog é expressar minha ideias, bem aos moldes de um diário pessoal. Porém, com o tempo, vocês verão que o blog não se resumirá a meu mundo particular (o qual nem sempre será interessante). Aos poucos pretendo fazer com que alguns temas ganhem mais expressão por esta pequena ilha na blogosfera. Já adianto alguns dos destaques: religião, história, política, literatura e música.

Não quero fazer um blog sobre tudo (que quase sempre acaba sendo sobre nada).  O Sentinela no escuro é um blog PESSOAL contendo toda a ampla variedade e complexidade da mente humana. Isto, sem dúvida, não garante que os posts sejam sempre profundos ou relevantes para quem os lê.

O maior impulso para finalmente lançar este projeto há tanto encubado foi a minha viagem à Espanha realizada em agosto de 2011. Certamente esta experiência marcou o início deste projeto que para mim tem sido incrível.

Sentinela no Escuro

Sentinela s.f. (do italiano sentinella) :

1. Soldado que está de vigia ou de guarda a alguma coisa.
2. Pessoa isolada que está de vigia ou à espera.
3. Aquilo que serve para vigiar ou guardar.
4. Ato! de guardar ou vigiar (ex.: estar de sentinela, fazer sentinela).
5. Fig. Objeto! isolado (torre, coluna, árvore, etc.) colocada em local em geral ermo e elevado.

Logo que cogitei um nome para o blog, pensei nas inúmeras dúvidas que temos ao longo da vida. O que fazer? Por que caminho passar? Em quem confiar? Sim ou não? Tudo isso nos faz mergulhar no imenso escuro.  Ainda assim, penso que a vigilância é o ponto de partida para as maiores guinadas da vida.  Estar atento às oportunidades, abraçar os desafios sem medo e conhecer a distância de uma ponta a outra do penhasco, são coisas que nos fazem avançar. Assim, vejo que ser como sentinelas faz com que encaremos a  vida sob o mérito de viver em vez de “deixar a vida levar”.

O subtítulo do blog, “a quem iremos nós?” é uma alusão ao trecho do evangelho de João 6, 68 no qual são Pedro pergunta a Cristo: “Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens palavras da vida eterna”. Pedro se via num escuro. Nos ensina que como sentinelas devemos acreditar que sempre há uma chama para nos dar esperança em meio ao “Vale de lágrimas” no qual vivemos. Seja religioso ou não, acostumar-se ao escuro e esquecer da luz é a pior desgraça que um ser humano pode enfrentar. Acredito que o melhor a se fazer, como Sentinelas no escuro é tatear e desenvolver outros sentidos. Saindo sobretudo da inércia para encontrar o lugar para o qual fomos destinados.

Anúncios

17 comentários em “Sobre o autor

  1. Vinícius, Paz e Bem!! não conhecia o seu Blog ainda. Clicando aqui e ali, acabei descobrindo. Excelente! idéias claras, lógicas, muito bem organizadas! e acima de tudo, voltadas para aquilo que deve ser o objetivo de todo cristão, espalhar a boa semente!
    abs.fraterno.

  2. Olá, Ligia, tudo bem? Fico feliz que você tenha gostado do blog. Saiba que o teu feedback é um ânimo a mais para que eu continue esta missão, que, aliás é muito especial para mim. Sempre que tiver dúvidas, sugestões, críticas e tudo mais, será sempre um prazer tê-la por aqui. Grande Abraço.

  3. Querido Vinícius, que o Senhor te dê a paz!
    Gosto de leituras agradáveis, quase no sentido de crônicas e romances. Sem contar as pitadas cômicas e sarcásticas que você solta. Seus textos me remontam a estas duas classes literárias e me agradam.
    Parabéns pelo blog e saiba que ganhaste um leitor assíduo.
    Carpe diem!

  4. Estimado amigo, saúdo-vos na paz de Cristo,
    quero deixar expressos nestas simples palavras as minhas felicitações por vosso trabalho nesta página, sobretudo nas postagens referentes ao grande homem de Deus, João Paulo II. Em um mundo marcado pela falta de referencias, onde a juventude está carente de uma direção, usar a internet como ferramenta de vinculação de boas ideias, e por que não dizer de evangelização é um trabalho formidável!

    Um grande abraço!

  5. Pingback: Ficou mais fácil acessar o blog! « Sentinela no escuro

  6. Olá Vinicius… Vim pela receita do cuscuz de tapioca e amei seu blog. Você é uma pessoa inspirada! Amei… Deus te abençoe!

  7. Olá Vinícius, parabéns pelo blog. Quando o atual para Bento XVI era presbítero na Alemanha vigorava o código (CIC) de 1917, última antes do Concílio Vaticano II. Veja como se vestia o nosso atual Papa…as vezes vale a pena refletir…será que ele era desobediente?
    Links das fotos:


    abraços..
    Deus seja nossa força!
    Marcio

  8. Muito bom! Realmente de qualidade ótima! Como é salutar um lugar deste de expressão, opinião, formação e, porque não, de evangelização! Parabéns pelas excelentes post’s! Rezo e torço pela eficácia deste meio social!
    Fraternalmente.
    João Eduardo L.

  9. BOA TARDE VINICIOS QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA CONTIGO E COM TODOS DE TUA FAMLIA POR ACASO ENCONTREI ESTE BLOG FIQUEI DEVERAS ANIMADO POIS TEM TANTA COISA RUIM POR AI NAO E MESMO GOSTEI MUITO CONTINUI ASSIM ESTOU TORCENDO POR VOCE QUE CRISTO JESUS TE ABENÇOI

  10. Vinicius, gostei imediatamente de seu blog! Elegante e culto! Como gosto! Agradou-me primeiro O Nome “Sentinela no Escuro”.Bonito o formato e organizado a distribuição dos assuntos. as cores, os temas, e forma direta, precisa e auto confiante ao abordar as idéias.
    Vou procurar conhecer melhor seu blog. Penso que valerá a pena.
    Ah, Voce passa uma astral muito bom já à primeira vista. Isso é muito bom! Um abraço

  11. Ola Vinicius que bom sua coragem desse blog, te confesso que tenho também essa vontade de expressar e ate passar um conhecimento mesmo que seja pequeno mas ainda tenho medo, estou esperando a oportunidade certa para me lançar nessas águas profundas… Valeu e boa sorte e estou a disposição para ajudar nos que for preciso.

  12. Bom dia Vinicius,

    Vi seu post sobre sua visita a San Giovani Rotondo…
    Vamos para a Itália em novembro fazer uma perigrinação a alguns santuários em Roma e cidades “próximas”. ..
    O lugar que mais estamos anciosos é Rotondo.
    Mas até como vc descreveu no post, o acesso é meio complicado. Segundo minhas pesquisas na internet, não tem trem até lá, tendo q ir até foggia e depois pegar um ônibus até rotondo.
    Ou ir de ônibus de Roma para Rotondo.
    Queria saber qual a melhor alternativa de transporte…
    E se se há um lugar barato para se hospedar lá. Estamos meio q fazendo um mochilao…sem preocupação com luxos…quermos um lugar barato para tomar banho e pernoitar…e se possível não muito distante do santuário ou da estação de ônibus.
    Se puder me enviar essas dicas por email agradeceria muito.
    Deus abençoe!!!
    Aletéia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s